Você sabe com quem está falando?

Por: | 06:23 Deixe um comentário

Essa fala conhecida de cenas de filmes/novelas em que o sujeito tenta intimidar o outro, abre o post para refletirmos sobre um ponto importante nos briefings: o público-alvo. Este quase sempre definido por idade, classe social e hábitos.

Tudo isso satisfazia até ler o livro "Groundswell - Fenômenos Sociais nos Negócios", de Charlene Li e Josh Bernoff (Editora Elsevier, 2012), o livro pode ser muito bom para quem inicia a carreira ou estudos, mas para quem já tem informações básicas pode ser repetitivo.

A leitura fica interessante quando ele apresenta o Perfil Tecnográfico Social, em que divide o público como: criadores, conversadores, críticos, colecionadores, participantes, espectadores e inativos. Na imagem abaixo, entendemos melhor:




A divisão não parece ser mais uma daquelas regras do marketing digital. Motivo: ela faz pensar o público de forma bem mais rica. Bem mais. Seguindo essa escada verde, as ações podem ser melhor direcionadas e, claro, podem nos deixar mais seguros quanto a eficácia delas.

A pergunta do título deve mesmo nos intimidar ao fazer um planejamento, mas com o único objetivo: entender definitivamente com quem se deseja falar.

0 comentários:

Postar um comentário