Ferramenta de Modelagem de Atribuição no Google Adwords

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Muitas pessoas, quando decidem investir em links patrocinados, têm como objetivo o aumento de conversões no site, ou seja, ações importantes como vendas, cadastro, entre outras.

Para alcançar os objetivos, estratégias são desenvolvidas e, com o decorrer da campanha, o número de conversões é acompanhado junto ao desempenho das palavras-chave no Google Adwords.

Geralmente, o número de conversões é atrelado ao sucesso de campanhas, porém, o número de conversões é apenas o último clique, ou seja, a última etapa de um funil de conversão. O intervalo de tempo que o cliente leva do primeiro clique até converter também é importante e deve ser estudado.

Pensando exatamente na necessidade de uma análise mais crítica de conversões, o Google apresentou recentemente a Ferramenta de Modelagem de Atribuição, nos Funis de Pesquisa do Adwords.

Nela, os analistas podem conferir o valor das conversões de palavras-chave, grupos de anúncios e campanhas que mais converteram, e assim entender melhor o caminho do usuário. Com esses dados, é possível extrair oportunidades para atrair mais clientes.


Modelo de atribuição Adwords




A ferramenta apresenta cinco modelos de atribuição para o estudo dos usuários:

- Último clique: A palavra-chave que recebeu o último clique é responsável pela conversão;

- Primeiro clique: A palavra-chave que recebeu o primeiro clique é responsável pela conversão;

- Linear: Todos os cliques do caminho são responsáveis pela conversão;

- Período de tempo: os cliques mais próximos da conversão têm maior responsabilidade;

- Com base na posição: neste, 40% da responsabilidade ficam com o primeiro clique, 40% com o último e 20% distribuído entre o restante.

A ferramenta ainda permite que até três desses modelos sejam comparados entre si. Para acessá-la, basta acessar a opção Conversões, em Ferramentas, entrar em Funis de Pesquisa e escolher Modelagens de Atribuição.

Portanto, questionar qual foi o primeiro clique do possível cliente, qual foi a primeira pesquisa e o caminho até a conversão, é uma prática que deve sempre estar presente em análises de campanhas.

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