53% dos brasileiros ainda não acessam a internet. E imagina quando acessarem!

Por: | 13:03 Deixe um comentário


Um estudo realizado pelo Ibope para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), em novembro de 2013, demonstrou que 53% dos brasileiros NÃO USAM internet no seu dia a dia.

O número parece incrível para quem passa grande parte do dia conectado, principalmente em aparelhos móveis, mas a realidade é que o Brasil é um país continental, com infraestrutura precária e com grandes bolsões de pobreza.

Dentre os que declararam que acessam a internet, 26% afirmaram que se conectam diariamente, ficando, em média, 3 horas e 39 minutos conectados à web, empatando com a TV, que também somou a mesma quantidade de tempo.

O resultado se altera quando analisamos apenas os finais de semana. Em médio, o brasileiro passa 03 horas e 43 minutos conectado à internet, enquanto assisti a 03 horas e 32 minutos de TV.

Outro dado que pode ser surpreendente para muitas pessoas é o tempo gasto com o rádio, que fica emparelhado com a internet e a televisão, sendo consumido durante 3 horas e 7 minutos durante os dias da semana e 3 horas durante o fim de semana.

Vale ressaltar que as mídias podem ser consumidas ao mesmo tempo, principalmente o rádio e a tv simultaneamente com o uso da internet. Atire a primeira pedra quem nunca fez um comentário no Twitter ou Facebook sobre um programa de televisão ou jogo de futebol que você estava assistindo.



Analisando os dados citados, podemos concluir que:

  • Apesar dos canais de TV estarem perdendo muitos pontos no Ibope para outras mídias, a televisão ainda é muito forte no Brasil.
  • Se 53% da população brasileira ainda não usa a internet, temos um mercado gigantesco a ser explorado. Imagine quando essas pessoas se conectarem (e elas irão, cedo ou tarde) quantos novos consumidores em potencial de lojas virtuais, por exemplo, estarão navegando na web? Quantos novos internautas estarão fazendo uma pesquisa nas redes sociais sobre uma empresa antes de consumir um determinado produto?
  •  Assim que a infraestrutura do país melhorar milhões de pessoas passarão a acessar a internet diariamente, principalmente através de dispositivos móveis. 
A sua empresa estará preparada para atender a esses milhões de novos clientes no ambiente virtual?

Confira a pesquisa completa (em inglês) no eMarketer.


0 comentários:

Postar um comentário