Datas comemorativas nas redes sociais: tudo é festa?

Por: | 11:20 Deixe um comentário
Datas comemorativas e redes sociais são Best Friends Forever (BFF's) e já deu pra perceber. De vez em quando, surge em nossas linhas do tempo um parabéns ao profissional do dia (16 de fevereiro, por exemplo, é dia do repórter). Fora as datas, também há os períodos de conscientização que ganharam força com a web - outubro rosa e novembro azul são bons exemplos - enfim, todo dia é dia. Recentemente, a Sprinklr soltou um estudo com o comportamento das pessoas nas redes neste pré-Carnaval. A festa tão popular já é comentário frequente nas redes sociais. O estudo trouxe os insights deixados no Twitter, Instagram e YouTube no período entre 22/01 e 06/02 deste ano.


Vale olhar cada página deste pdf! Mas algumas informações a gente escreve aqui só pra relembrar como as datas comemorativas podem andar lado a lado com seu negócio na web. Com 76,9% do volume das menções, o Twitter foi a rede mais usada, o Instagram aparece em segundo lugar com o 22,9%. Uma surpresa é o ranking das hashtags: #carnaval e #carnaval2017 são as primeiras colocadas, mas sabe quem ficou em terceira? A #moda. Veja aí uma oportunidade: as empresas do ramo da moda já sabem que é algo espontâneo o papo sobre Carnaval e podem pegar carona! Outro dado interessante: os cariocas são os que mais falam do tema em suas redes sociais, representam 30,7%! Olhe o mapa: 



 
Complementando, outra informação vale destaque: "blocos de Carnaval" é a atração mais comentada (com 51%). O estudo sugere que, por conta da crise, os blocos ganharam a preferência no Carnaval de 2017. Outra expressão associado com a festa foi a bebida. Quais bebidas foram as mais associadas ao Carnaval? Talvez não precisasse de pesquisa nesse caso, cerveja foi mais comentada. O curioso é a água em segundo lugar, mas aí vemos a importância de um monitoramento profissional: o estudo diz que a água foi citada de forma irônica.




Bom, vale ler todo o documento, mas também vale lembrar como as datas festivas são cada vez mais comemoradas nas redes sociais (antes, durante e depois). Já que para muitos o ano só começa depois do Carnaval, ainda dá tempo de fazer um planejamento e aproveitar cada oportunidade. Aqui na Incena o pessoal é festeiro e adoraria trocar uma ideia sobre o planejamento deste ano. Boa folia!

0 comentários:

Postar um comentário