Seu negócio já tem WhatsApp Business? Veja o que os usuários estão comentando

Por: | 12:28 Deixe um comentário
E se dissermos que temos poderes premonitórios e que a pessoa que está lendo esse texto possui WhatsApp? Seria uma bobagem, porque realmente estamos trabalhando com uma probabilidade muito alta. Em fevereiro deste ano, foi divulgada a informação de que o aplicativo possui uma rede de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês!* É gente para caramba! Mas e o WhatsApp Business, você já conhece? Recém-chegado ao país, o aplicativo tem como objetivo principal mediar de forma mais hábil a comunicação entre empresas de pequeno e médio porte e seus clientes.

Além de tornar tudo mais oficial (sai a foto mais pessoal no celular do representante do atendimento e entra a logo da empresa), tudo ficará mais quantificável. Agora você pode acompanhar as estatísticas das mensagens que são lidas pelos clientes e saber o que está funcionando melhor nesse canal. Até o momento, o serviço é totalmente gratuito, o que torna um excelente momento para conhecê-lo e entender seu potencial, mas a empresa já deixou claro que pretende cobrar por funções adicionais em breve.



O procedimento inicial é simples. No celular que for usado pela empresa, é só baixar o aplicativo WhatsApp Business. O público-alvo desse app empresarial, como dissemos, são os empreendimentos de pequeno e médio porte. O WhatsApp pretende lançar futuramente um serviço voltado às grandes corporações, chamado Enterprise, mas ainda não divulgou uma data. É necessário ainda ter um contato de celular que não esteja vinculado a nenhuma outra conta do WhatsApp. O que quer dizer que se a sua marca usa a modalidade "pessoal" do WhatsApp, deverá converter o perfil ou usar um outro telefone.

Mas o que as pessoas estão achando?

A Incena Digital deu uma olhada nos comentários online e fizemos uma triagem do que tem sido dito sobre o aplicativo. A maioria das pessoas considera extremamente vantajosas as características básicas do app, como a possibilidade de criar mensagens automáticas de saudação e de ausência fora dos horários de funcionamento. Além disso, uma vantagem ainda mais interessante é criar respostas rápidas para perguntas frequentes, o que pode economizar um tempo significativo no que diz respeito ao atendimento.

No entanto, como todas as coisas da vida real ou virtual, nem tudo são flores. Alguns dos comentários na própria página do WhatsApp Business na PlayStore apontam para algumas falhas na versão inicial como as seguintes: "É bom, falta melhorar muito, principalmente a mensagem de ausência, que devia ser enviada pro cliente mesmo eu estando sem internet"; "Não está me enviando notificação, as pessoas acham que estou offline, pois me enviam mensagens e eu não recebo, só vou receber quando entro no app e chegam todas de uma vez só... precisa corrigir isso urgente."; "Por que não recebo notificação de conversas, só vejo se clientes mandaram mensagem se ficar com WhatsApp aberto que dá para carregar as mensagens mesmo com wi-fi. Isso é muito ruim se puder resolver esse problema ficamos agradecidos", entre outras.

No geral, são críticas a detalhes técnicos que devem ser ajustados ao longo do tempo ou pedidos de inserções de tags que identifiquem melhor as conversas posteriormente (ou seja, melhorias). Ah, por enquanto o aplicativo está funcionando apenas em aparelhos Android, mas existem planos para expandir também para iOS. Sendo assim, acreditamos que os testes no seu negócio são mais do que bem-vindos e que você pode começar a reconhecer as forma de atendimento ao cliente mais efetivas dentro deste aplicativo que mudou a nossa forma de se comunicar.

*Estamos cientes de que uma boa parte da população do país ainda não possui nem acesso à Internet, mas o crescimento, segundo o IBGE, 63 milhões de brasileiros ainda não estão conectados (e muitos nem tem interesse em mudar isso)

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